O procedimento endovascular é uma cirurgia realizada por dentro dos vasos, com benefícios de causar um menor trauma cirúrgico, colaborando na diminuição do tempo de cirurgia, internação e da recuperação.
Este método é uma subespecialidade da cirurgia vascular, indicada para tratamento de problemas circulatórios que acometem os vasos sanguíneos, as artérias e o sistema venoso. Atualmente, 90% dos procedimentos vasculares são realizados por via endovascular.
Muito confundido com a cirurgia vascular, o método endovascular tem como diferencial a forma de acesso aos vasos que necessitam de intervenção. Como o procedimento dissolve o coágulo, previne novas ocorrências e proporcionando ao paciente a circulação natural do sangue.
Procedimento Endovascular
Após fazer um pequeno furo, é realizada uma punção de uma pequena agulha em artérias ou veias, posicionando cateteres onde é possível injetar uma medicação que dissolve os coágulos, fios guias, balões para dilatação e stents. Todo este trajeto é percorrido dentro dos vasos, com a ajuda de um arco cirúrgico, um aparelho de raio-X. Desta forma a veia recuperada e a circulação sanguínea voltam à normalidade.
Qual é a vantagem de realizar a cirurgia endovascular?
- A forma como o procedimento endovascular é realizado proporciona menor trauma cirúrgico, diminuindo o tempo da cirurgia, de internação e até de possíveis complicações, por não serem necessárias grandes incisões.
Quais são os cuidados no pós-operatório?
- Recomenda-se cuidado com os pontos de punção, tomar bastante água em razão do uso de contrastes e repouso.
Sua circulação
sanguínea proporciona
uma vida saudável e ativa,
fale sempre com seu
Médico Vascular.
O Dr. Raphael Tobias agradece a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, por promover o aprimoramento profissional de seus associados e estimular os avanços de pesquisa científica.