Os edemas que aparecem na região da perna e dos pés ocorrem em consequência de uma disfunção das válvulas venosas, quando o sangue bombeado para o coração não é suficiente, levando a maior pressão venosa. O aumento do nível de fluido entre as células pode resultar em morte celular, levando ao aparecimento das úlceras.
Este tipo de ferida constitui até 70% de todas as úlceras crônicas, sendo divididas em três tipos principais: úlceras venosas, úlceras arteriais e úlceras mistas. As úlceras arteriais ocorrem quando não há fornecimento suficiente de sangue para as pernas e pés. Com a diminuição de oxigênio e nutrientes na região o tecido cutâneo morre, formando as úlceras. Já as úlceras mistas se desenvolvem devido a incidência de doenças venosas e arteriais.
A úlcera está associada a varizes ou flebite, normalmente perto do tornozelo, e tem a aparência de uma pequena ferida. São rupturas nas camadas da pele que não curam, geralmente estão acompanhados de uma inflamação. As úlceras na perna afetam principalmente os idosos.
A causa mais comum de úlceras crônicas de perna é má circulação do sangue nas pernas. Estas são conhecidas como úlceras arteriais e venosas.
É possível que após o tratamento a pele fique com cicatrizes, ocorra alterações da capacidade funcional do membro e, em alguns casos, o surgimento de câncer na úlcera. Por isso o quanto antes for diagnosticado o edema, melhores serão os resultados do tratamento.
Para evitar o aparecimento o ideal é não fumar, perder peso (em caso de pessoas obesas) e realizar exercícios periodicamente, que melhora a circulação sanguínea nas pernas. Se começarem a aparecer úlceras nas pernas e pés procure um médico.
Quais são os sintomas?
- Os principais sintomas da úlcera de perna são: dor, cansaço, de peso nos membros inferiores, edema, prurido (coceira) nas áreas onde há inflamação da pele.
Como é realizado o diagnóstico?
- O diagnóstico é feito por exame clínico, podendo ocorrer um estudo mais detalhado da circulação venosa através de exames como Flebografia ou Ecodoppler venoso (ecografia que avalia o fluxo venoso superficial e profundo).
Como é realizado o tratamento?
- Os edemas na perna são tratados com curativos para proporcionar a cicatrização. Também podem ser ministrados medicamentos como analgésicos, antibióticos, anti-inflamatórios e vasodilatadores.
As varizes podem causar sintomas desconfortáveis e prejudicar sua saúde.
Consulte anualmente um médico vascular.
O Dr. Raphael Tobias agradece a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, por promover o aprimoramento profissional de seus associados e estimular os avanços de pesquisa científica.