A trombose é um distúrbio vascular ocasionado pela formação de um coágulo de sangue dentro de um vaso sanguíneo, podendo ocorrer na veia ou artéria. Esses trombos, se não tratados, podem atingir os pulmões e interromper a circulação do sangue no local, bloqueando a oxigenação do sangue causando a embolia pulmonar, uma complicação grave que pode causar morte súbita.
A trombose venosa, que se desenvolve na veia, é uma doença relativamente comum, pois ocorre em 90% dos membros inferiores com maior frequência na perna esquerda e os 10% restantes afetam os membros superiores, como a cavidade abdominal, torácica, cabeça e pescoço.
O estilo de vida é um dos influenciadores para o aparecimento da trombose, como: colesterol elevado, obesidade, uso de anticoncepcionais, consumo de álcool, fumo, falta de movimentação, aumentam consideravelmente o risco de desenvolver trombose. No entanto, a predisposição genética também pode ocasionar o seu aparecimento.
Ter um estilo de vida saudável é a melhor forma de evitar a trombose. Recomenda-se praticar regularmente atividades físicas, não fumar, se já tem varizes use meias elásticas e em caso de diabéticos e hipertensos ter uma alimentação adequada.
Se o seu trabalho exige que fique muito tempo sentado, ou em pé, escolhas alguns minutos do seu expediente para se movimentar e massagear a panturrilha pressionando-a de baixo para cima ajuda muito.
Qualquer pessoa pode adquirir trombose?
- A trombose pode ocorrer em qualquer pessoa. No entanto há uma série de fatores que desencadeiam o desenvolvimento como: pessoas de idade avançada, histórico familiar, inatividade e obesidade.
Quais são os sintomas?
- A dor intensa na perna, quando a pessoa está se movimentando ou em repouso é o sinal mais comum da trombose. Além dele aparece também: inchaço, calor no local, vermelhidão, endurecimento da musculatura e formação de nódulos dolorosos nas varizes.
Como é realizado o tratamento?
- Após o diagnóstico da trombose o médico desenvolve o tratamento levando em consideração diversos aspectos da saúde do paciente, como: idade, saúde geral e se há tolerância a algum tipo de medicamento. O tratamento pode incluir medicamentos anticoagulantes ou que reduzem a viscosidade do sangue, a fim de dissolver o coágulo.
As varizes podem causar sintomas desconfortáveis e prejudicar sua saúde.
Consulte anualmente um médico vascular.
O Dr. Raphael Tobias agradece a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, por promover o aprimoramento profissional de seus associados e estimular os avanços de pesquisa científica.