A escleroterapia, também conhecida como secagem de vasinhos, é um tratamento que atua na eliminação das telangiectasias (vasinhos). Neste procedimento é injetado no vasinho, com a ajuda de microagulhas, um líquido esclerosante que altera as células do vaso, forçando o seu desaparecimento. O tratamento é realizado em algumas sessões, estipuladas pelo especialista, de acordo com cada situação.
Entre as substâncias utilizadas neste tratamento a mais utilizada é a glicose, por não causar alergia. O volume de líquido de cada aplicação é feita de acordo com a tolerância do paciente, e este tratamento é indicado somente para vasinhos, pois se a aplicação for feita em vasos maiores pode causar complicações.
A Escleroterapia, quando aplicada de forma correta, é muito eficiente e não apresenta problemas nem dores. Somente médicos especialistas podem realizar este procedimento.
Como funciona a escleroterapia?
São realizadas aplicações diretamente no vasinho. Ao longo dos primeiros dias os vasos menores vão desaparecendo, e os maiores desaparecem com o passar do tempo. Quando a substância esclerosante entra na variz, faz com que o sangue de seu interior dirija-se para outro vaso e o entope, “matando” o vaso deformado.
Existe algum risco para este procedimento?
Existem riscos, mas são mínimos quando a técnica é realizada de forma correta. A glicose não apresenta risco de choque anafilático por ser um liquido natural e viscoso.
Qual é o intervalo indicado entre cada sessão?
O intervalo de cada sessão é determinado pelo profissional que realiza o procedimento, levando em consideração o tipo de substância injetada e a quantidade.
É comum reaparecerem os vasinhos depois de um tempo?
Não é comum, o que acontece é o surgimento de outros vasinhos, geralmente m lugares onde não existiam. Isto acontece devido a predisposição genética do paciente e pelo fato de que a escleroterapia somente elimina os vasinhos, não previne o aparecimento de novas dilatações.
Quais são os cuidados a serem tomados após este procedimento?
- É indicado repouso durante o dia da aplicação e, inicialmente, evitar exercícios físicos, deve-se evitar a exposição ao sol durante o período de 15 dias (para evitar a formação de manchas) e evitar massagens terapêuticas nos primeiros dias apos o procedimento.
É comum reaparecerem os vasinhos depois de um tempo?
- Não é comum, o que acontece é o surgimento de outros vasinhos, geralmente m lugares onde não existiam. Isto acontece devido a predisposição genética do paciente e pelo fato de que a escleroterapia somente elimina os vasinhos, não previne o aparecimento de novas dilatações.
Sua circulação
sanguínea proporciona
uma vida saudável e ativa,
fale sempre com seu
Médico Vascular.
O Dr. Raphael Tobias agradece a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, por promover o aprimoramento profissional de seus associados e estimular os avanços de pesquisa científica.