O que é isso?
Varizes ou veias varicosas são veias dilatadas, com volume aumentado, tornando-se tortuosas e alongadas com o decorrer do tempo.
Veias varicosas, microvarizes ou telangiectasias, são varizes intradérmicas, superficiais, possuindo uma tonalidade mais avermelhada ou arroxeada.
Eles são mais comuns em mulheres do que em homens.
Como é evolução?
As artérias levam sangue do coração para as extremidades, e as veias têm a função de levar o sangue de volta ao coração. Dentro das veias existem pequenas válvulas que impedem o retorno venoso para as extremidades. Quando as válvulas não se fecham adequadamente, esse retorno ocorre, o que é chamado de refluxo. Quando o refluxo ocorre, aumenta a quantidade de sangue no interior das veias, fazendo com que elas permaneçam dilatadas.
Um dos fatores principais para o desenvolvimento das varizes é o hereditário ou familiar. O fator genético provoca uma diminuição na resistência das paredes das veias e a insuficiência valvular.
O que se sente?
Dor, fadiga e sensação de peso nas pernas são os sintomas mais comuns, mas também pode ocorrer edema, (inchaço) queimação, câimbras musculares e dormência. São mais pronunciados no final e quando a temperatura do dia está mais elevada.
Como é diagnosticado?
O diagnóstico é feito basicamente através do exame físico.
A técnica utilizada para avaliação de refluxo venoso, e como um auxílio ao tratamento cirúrgico, é o ultrassom doppler venoso (ultrassonografia que avalia o fluxo venoso superficial e profundo).
Como é tratada?
O tratamento das veias varicosas pode ser conservador em alguns casos, e envolve o uso de meias elásticas e do uso de medicamentos que melhoram o fluxo venoso. No entanto, a cirurgia de varizes é certamente sempre o tratamento de escolha para evitar as complicações da progressão da doença, tais como edema (inchaço), dermatite, pigmentação e endurecimento da pele, úlceras de perna e tromboflebite ( inflamação da parede da veia com a produção de coágulos).
Fatores de risco que favorecem as varizes:
- Hereditaridade
- Alterações Hormonais
- Sedentarismo
- Longos períodos em pé ou sentado
- Obesidade
Como reduzir os sintomas das varizes:
- Evitar o ganho de peso
- Praticar exercícios regularmente
Sua circulação
sanguínea proporciona
uma vida saudável e ativa,
fale sempre com seu
Médico Vascular.
O Dr. Raphael Tobias agradece a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, por promover o aprimoramento profissional de seus associados e estimular os avanços de pesquisa científica.