O aparecimento da úlcera varicosa é devido à insuficiência venosa crônica, provocada por dificuldades da circulação do sangue nos vasos sanguíneos.
Quando ocorre a dificuldade do sangue retornar dos membros inferiores para o coração, isto é, a obstrução venosa, o sangue fica represado nas pernas gerando um processo inflamatório que leva a formação da úlcera, ferida na superfície da pele. Este problema é considerado como a principal causa de ferida nas pernas, chegando a quase 75 % dos casos.
A úlcera é uma ferida de forma irregular, sendo superficial no início, mas pode se tornar profunda, com bordas bem definidas. Geralmente acomete os membros inferiores, podendo ser únicas ou múltiplas e de tamanhos e localizações variáveis. Em muitos casos a formação da úlcera está ligada à presença de varizes, devido a ocorrência de trombose venosa profunda (TVP).
Veja os cuidados essenciais para a recuperação do tramento de úlcera:
Repouso – O ideal é observar o repouso prolongado com pernas elevadas;
Compressas - Este procedimento reduz o acúmulo de sangue venoso na região, ajudando a acelerar o processo de cura. As compressas de gase, ataduras de algodão, elásticas ou meias elásticas devem ser usadas desde que tenham indicação;
Alimentação – As refeições devem ser equilibradas, com frutas, verduras e legumes. Evitando ao máximo o consumo de alimentos gordurosos, diminuir a ingestão de salgados e doces;
Curativo – Deve-se ter cuidados especiais de higiene, mantendo o material a ser usado limpo e guardado separadamente. O lixo deve ser ensacado e rapidamente eliminado.
Quais são os sintomas da úlcera?
- O local onde aparece a úlcera geralmente apresenta inflamação, com secreção purulenta e odor fétido. A dor é sintoma frequente e de intensidade variável.
Como é realizado o diagnóstico da úlcera?
- O exame clínico por uma equipe médica especializada é de fundamental importância para diagnosticar a causa da ferida. Exames de imagem como ultrassonografia Doppler ou angiografias podem ser necessários para auxílio no diagnóstico e planejamento terapêutico.
Como é realizado o tratamento da úlcera?
- É preciso administrar medicamentos para tratar a infecção e a doença que causou a lesão na pele, utilizando curativos para cada tipo de ferida. A limpeza do local deve ser feito regularmente com soro fisiológico ou água potável. Em caso de necrose é indicado realizar um procedimento cirúrgico e drenagem, para acelerar o processo de cicatrização e prevenção.
As varizes podem causar sintomas desconfortáveis e prejudicar sua saúde.
Consulte anualmente um médico vascular.
O Dr. Raphael Tobias agradece a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, por promover o aprimoramento profissional de seus associados e estimular os avanços de pesquisa científica.