A trombose venosa profunda é o desenvolvimento de um coágulo de sangue dentro do vaso sanguíneo venoso, podendo obstruir parcial ou totalmente a circulação sanguínea. Na maior parte das vezes, o trombo se forma na panturrilha, ou batata da perna, mas pode também instalar-se nas coxas e, ocasionalmente, nos membros superiores. A TVP é relativamente comum e é responsável por sequelas como: dor nas pernas, inchaço e úlceras de estase.
Se não identificado e tratado corretamente pode ocorrer o desprendimento deste coágulo, que provoca severas complicações, podendo deslocar-se até o pulmão, obstruir uma artéria e dependendo do tamanho do coágulo e extensão da área comprometida, pode ser mortal.
A imobilidade prolongada é o fator que desencadeia o aparecimento da trombose venosa profunda. É muito comum em viagens aéreas e terrestres que obrigam a pessoa a ficar sentada na mesma posição por muitas horas, mas também ocorre em casos que a pessoa precisa ficar em repouso por muito tempo depois de cirurgias.
Para prevenir a ocorrência da trombose venosa profunda é indicado ter um estilo de vida equilibrado, com alimentação balanceada, atividades físicas e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco. Ficar muito tempo parado, sentado propicia o aparecimento de TVP. Portanto, sempre que possível, não ficar muito tempo com as pernas na mesma posição. Para os que já têm insuficiência venosa e, por conseguinte, maior risco de trombose, o uso de meias elásticas é recomendado.
Quais são os sintomas da trombose venosa profunda?
- Quando o paciente é acometido pela trombose venosa profunda ocorrem os seguintes sintomas: alterações na cor da pele (vermelhidão) em uma perna, aumento de calor em uma perna, dor em uma perna, sensibilidade em uma perna, pele que parece quente ao toque e Inchaço (edema) em uma perna.
Como é feito o diagnóstico da trombose?
- O diagnóstico clínico é estabelecido com base nos sintomas e confirmado por exames de laboratório e de imagem, como a ressonância magnética, a flebografia e o ecodoppler colorido. Fatores de risco como predisposição genética, obesidade, veias varicosas, tabagismo, entre outros, também são levados em consideração pela possibilidade de complicações.
Como é o tratamento da trombose?
- O tratamento da trombose venosa profunda tem como objetivo evitar a formação de coágulos ou, se eles já se instalaram e promover sua reabsorção pelo organismo, minimizando os riscos de complicações e sequelas.
As varizes podem causar sintomas desconfortáveis e prejudicar sua saúde.
Consulte anualmente um médico vascular.
O Dr. Raphael Tobias agradece a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, por promover o aprimoramento profissional de seus associados e estimular os avanços de pesquisa científica.